A endometriose é uma doença inflamatória que geralmente compromete os órgãos genitais femininos. É conceituada como a presença fora do útero (nas trompas, ovários, ligamentos uterinos, peritônio, bexiga, intestino e outras localizações) de um tecido com características funcionais similares às do endométrio (camada que reveste o interior do útero e é responsável pela formação da menstruação).
Pode ser controlada, mas não completamente curada, uma vez que novas células endometriais são incorporadas na cavidade pélvica a cada ciclo menstrual, predispondo a recorrência da doença e seu caráter crônico.
É prevalente entre 6% a 10% das mulheres em idade reprodutiva, está presente em 38% das mulheres com infertilidade e em 80% das mulheres com queixa de dor pélvica crônica.
Sintomas da endometriose
Cólicas menstruais intensas;
Dor durante a menstruação, no decorrer das relações sexuais ou na região pélvica;
Fadiga crônica e exaustão;
Sangramento menstrual intenso ou irregular;
Alterações intestinais ou urinárias;
Dificuldade para engravidar.
Fatores de risco para endometriose
Nuliparidade (nunca ter engravidado);
Histórico familiar positivo para a enfermidade (principalmente mãe, tias ou irmãs);
Alguma condição médica que não permita a passagem normal do fluxo menstrual através do canal cervical;
Histórico de doença inflamatória pélvica;
Anormalidades uterinas.
Tratamento com Gestrinona em Pentravan por via vaginal, para o tratamento da dor
A gestrinona, um derivado hormonal de 19-nortestosterona, já foi utilizada para o tratamento de endometriose por via oral com elevada eficácia, porém a ocorrência de efeitos adversos androgênicos comprometeram a adesão das pacientes. Desde 2013, de forma inovadora, seu uso tem sido investigado por via intra-vaginal em Pentravan e foi observado que, graças ao efeito de primeira passagem uterina, o fármaco permanece em elevada concentração na cavidade pélvica, porém com menor distribuição sistêmica reduzindo consideravelmente a ocorrência de efeitos adversos.
Em um primeiro estudo preliminar, 15 pacientes com endometriose profunda e refratárias à tratamentos hormonais anteriores, foram tratadas com 5 mg de Gestrinona em Pentravan por via vaginal 3 vezes por semana, associado a 100 mg de extrato seco de Pinus pinaster e 30mg de Resveratrol, por via oral diariamente.
Os resultados foram a redução dos índices na escala visual analógica de dor (EVA), em média de 9 para 3 pontos nos primeiros 2 meses de tratamento; após 6 meses de tratamento nenhuma paciente apresentava dor e todas atingiram amenorreia.
Em continuidade a esta investigação clínica, foram incluídas outras 47 pacientes para tratamento com o mesmo protocolo clínico descrito. Neste gruo foram selecionadas pacientes já tratadas sem sucesso com progestágenos isolados ou contraceptivos orais combinados.
Os mesmos resultados confirmaram o estudo anterior com redução dos índices EVA de 9 para ausência de dor em 3 meses de tratamento. Amenorreia foi atingida em 80 % das pacientes no segundo mês de tratamento e 100 % em 6 meses. Foi observada redução do volume ovariano e uterino.
Em 20 pacientes foi investigada expressão da aromatase e VEGF por testes imunohistoquímicos do endométrio e foi observada redução significativa após 3 meses. Foi observada expressiva redução de SHBG porém sem alterações significativas de FSH, LH, estradiol, testosterona total, frações de colesterol, triglicérides e enzimas hepáticas.
Estes resultados indicam que o uso combinado da gestrinona em Pentravan® por via vaginal com polifenois antioxidantes é efetivo no tratamento da dor pélvica secundária à endometriose, induzindo amenorreia em pacientes refratárias a tratamento hormonal com progestágenos.
O que é Pentravan?
Pentravan é um veículo transdérmico promotor de permeação cutânea de alta performance desenvolvido por tecnologia lipossomal. Aumenta a permeação cutânea, cientificamente comprovada, de Ingredientes Farmacêuticos Ativos (IFAs) com elevada compatibilidade celular, além de eficácia e segurança garantidas. É o único veículo transdérmico clinicamente testado com resultados publicados e apresentados em conferências médicas nacionais e internacionais.
Este texto não tem o interesse de medicar ou substituir prescrições médicas. Procure um profissional de saúde.
O ativo Gestrinona em Pentravam pode ser manipulado na Vicomoema farmácia de manipulação. Converse com nossos farmacêuticos na VicoMoema. Rua Inhambu, 366, Moema - Tel: 5051-0302 - WhatsApp 11 99136-6201.
Referências Bibliográficas:
Ferrero S, et al.;BMJ publication, 2010 (8), 802.
Cabrera J, et al; Reproductive Biology and Endocrinology 2009, 7:54
Maia H Jr, et al; Paper Endometriosis 2012 – Women in health