Home _ _ Blog _ _ Retenção de líquidos: o que fazer?

A retenção não só é o motivo por trás desses aborrecimentos tão desagradáveis, como é também responsável por eventuais quilos extras. A retenção de líquidos afeta mais as mulheres, especialmente em certos períodos relacionados a desequilíbrios hormonais, como os dias que antecedem a menstruação, a gravidez ou a menopausa. 

Além disso, problemas de circulação, nutrição inadequada ou estresse também promovem retenção e consequente ganho de peso. Mas, por si só, a retenção de líquidos não é motivo de pânico. 

Existem algumas mudanças na sua dieta e de estilo de vida que você pode fazer para corrigir o problema.

1. Reduza a ingestão de sal
Primeiro ponto de ação é reduzir a ingestão de sal. Em vez de adicionar sal à sua comida, utilize ervas e especiarias diferentes para adicionar sabor. Reduzir os alimentos processados e embalados também ajudará, uma vez que esses alimentos costumam ser carregados com sódio.

2. Reduza seus níveis de estresse
O estresse pode causar retenção de água. Quando você está estressado, suas glândulas supra-renais secretam mais hormônio aldosterona, que diz ao seu corpo para segurar o líquido.

3. Beba mais água
Embora possa parecer um pouco contra-intuitivo, aumente a ingestão de água para 1,5 a 2 litros por dia.  Precisamos desses fluidos para drenar o excesso de sal e ajudar nosso corpo na limpeza. 

4. Aumente sua ingestão de potássio
Para ajudar a equilibrar todo o sódio em seu corpo que está causando o inchaço, Consuma alimentos ricos em Potássio como: bananas, espinafre, damasco, melão e feijão. 

5. Tenha uma alimentação equilibrada
Idealmente, seu prato deve ser equilibrado com proteínas , gorduras saudáveis , folhas verdes escuras e carboidratos de liberação lenta com fibra. Todos esses alimentos realmente ajudam a manter o corpo em equilíbrio. Manter uma dieta saudável não apenas ajudará você a se livrar da retenção de líquidos, mas também evitará que ela aconteça novamente, porque quando seu corpo é agradável e nutrido, é menos provável que você alcance o material processado.

Como saber se estou retendo líquido?
Para saber se você está retendo líquido, pressione o polegar sobre a pele da área inchada. Se a pele demorar para voltar ou ficar uma marca que demora alguns segundos para sumir, pode ser sinal de que há retenção. 

DIURÉTICOS NATURAIS
Alguns diuréticos com princípios ativos naturais podem ser encontrados em cápsulas na VICOMOEMA como a Centella Asiática ou a Cavalinha que serve para combater a retenção de líquidos ajudando a desinchar e por isso também são popularmente conhecidos por emagrecer.

Devem ser utilizados com prescrição do médico ou farmacêutico para que seja evitado eliminar líquidos que contenham substâncias e sais minerais indispensáveis para a saúde do corpo.

DRENAEX
Para que você elimine o inchaço e emagreça com saúde os farmacêuticos da Vicomoema desenvolveram o Drenaex, uma fórmula manipulada composta por Cactix, Equisetum Arvens, Hibisco e Alcachofra que auxilia na redução da retenção de líquidos, melhora na digestão, circulação e redução do aspecto da celulite pela ação anti-inflamatória.

Cactix: É um fitoterápico, derivado do Opuntia ficus-indica padronizado em betalaína (min. 1%) e indicaxantina (min. 0,03%), além de conter minerais, vitaminas do complexo B e vitamina C. Este cacto, além do seu uso nutricional, apresenta propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Recentemente tem aumentado o interesse no seu papel no manejo da obesidade e de parâmetros metabólicos. Os resultados de pesquisas sugeriram que sua ingestão pode levar à redução do peso corporal por diurese, por diminuição da glicose sanguínea aumentando a concentração plasmática de insulina basal e por melhorar o perfil lipídico pela ação antioxidante intracelular.


Quando tomar diuréticos
Os diuréticos, mesmo que naturais, só devem ser usados sob orientação do médico nutricionista ou farmacêutico, e podem ser usados para:
• Eliminar o excesso de líquidos do corpo, durante a TPM, após um dia de excessos alimentares como num dia depois de ir a um churrasco, por exemplo;
• Regular a pressão sanguínea porque diminui o excesso de água, facilitando a passagem do sangue pelas artérias;
• Combater a celulite porque um dos fatores da sua permanência é a retenção hídrica;
• Para prevenção e tratamento da infecção urinária porque quanto urina fizer, mais bactérias da uretra serão eliminadas;
• Combater o inchaço das pernas e a sensação de pernas cansadas ou pesadas, devido as varizes;

Quando não tomar diuréticos
Os diuréticos, ainda que naturais não são aconselhados para pessoas que possuem hipertensão e que já tomam remédios para controlar a pressão arterial, e para pessoas que possuem alguma alteração cardíaca porque nestes caso pode ser prejudicial à saúde. Os diuréticos também são contraindicados na gravidez e durante amamentação.


Fontes: https://www.wellandgood.com/
https://www.tuasaude.com/diuretico-natural/


Tags: Como acabar com o inchaço, como acabar com a retenção de líquidos, drenagem linfática em cápsulas

O prazo para manipulação dos produtos é de até 3 dias úteis a partir da confirmação do pagamento.
34533